Fórum de suporte

É este o problema?

A bicicleta morreu repetidamente na pista em 3ª marcha, conseguiu se recuperar reduzindo para a 2ª e pulando a terceira e permanecendo na quarta pelo resto do dia. Encontrei isso no mapa baixado deste site, que foi instalado na ECU:

Na 3ª marcha 'Off Throttle' mapa STP vs RPM. Este é o culpado?

Comentários

  • ad.excellere@verizon.netad.excellere@verizon.net Mensagens: 6Verified User

    Após uma investigação mais aprofundada, esta anomalia do mapa é algo no mapa de estoque que tirei da minha ECU também (bem como no mapa Irrestrito disponível para DL neste site). Acho que foi a afinação 'EPA Measuring'. Não tenho certeza do que matou meu motor na 3ª marcha, mas o teste em casa após o fim de semana da pista mostra que ele morre mesmo em marcha lenta e reduz a marcha da 4ª enquanto está parado / no cavalete traseiro. Os sintomas são que o Cluster de Instrumentos começa a piscar tudo (como se eu estivesse entrando no modo Flash na ECU/conectado o lado da bicicleta USB ao dongle USB) e, posteriormente, o Código de Diagnóstico é 39 - Perda de comunicação Instrumento-ECU. Acho que isso significa 'reinicialização da ECU' e ela se recuperou da falha trocando de marcha (a terceira marcha continua com a falha). Eu tenho um câmbio rápido na moto e não parece estar funcionando. Não sei o que está causando isso, mas estou depurando tirando tudo / conectando eliminadores de sensor ao arnês (KAIS, KLEEN, Exhaust Servo, adicionando um jumper de bloqueio de embreagem / partida - a bicicleta tem um Woodcraft Key Eliminator nele, já que é uma bicicleta Full Race) e reinstalando o mapa de estoque. Se, como esperado, tudo se esclarecer, começarei mudando uma coisa de cada vez (Mapa, depois o quickshifter). Se o problema retornar (ou não for resolvido com a restauração do mapa de estoque), atualizarei.

  • mike@ftecu.commike@ftecu.com Mensagens: 178Staff User

    Estou ansioso para saber o que você vai descobrir.

  • ad.excellere@verizon.netad.excellere@verizon.net Mensagens: 6Verified User

    OK, corri com a moto neste fim de semana, tendo resolvido o problema. Instalei emuladores para a válvula de injeção de ar KLEEN (válvula de lata de fumaça) e KAIS (PAIR). Não acho que isso esteja diretamente relacionado, mas pode ter contribuído para colocar a ECU em um estado descoberto por design. Eu restaurei os sensores de roda do ABS e bloqueei o motor do interruptor do ABS com plugues sólidos (plugues vedados com anel de vedação M10x1,0x de 6 mm) e verifiquei se os fusíveis estavam encaixados. Acho que essa foi a fonte do problema do quickshifter. Encurtei o interruptor de bloqueio do motor de partida (alavanca da embreagem) permanentemente fechado (e posso ligar a moto agora). Não pense que isso estava relacionado. Neste ponto, o quickshifter parecia funcionar (posteriormente provou que funciona) no cavalete traseiro. Usando o FTEcu Tuning Suite, editei o mapa que tirei/li da moto antes de fazer qualquer alteração, a 'linha de base inicial', e salvei em um novo arquivo. Copiei os mapas de combustível (Fuel by RPM & TPS) do arquivo "2017 636ABSnonKRT Unrestricted Modified.ftm" que baixei e copiei os mapas STP. Em seguida, editei os mapas STP para remover a 'posição restrita' de RPM intermediária que você vê no instantâneo do mapa que postei acima. Em seguida, habilitei o quickshifter e alternei os outros modos da ECU conforme necessário (KAIS desligado, imobilizador desligado, etc.). Instalei o mapa e dei uma volta bem curta (é uma bicicleta de corrida completa) pelo meu bairro e tudo funcionou, sem CEL ou outro problema. Acredito que a ECU travou porque o KLEEN, KAIS, KITC/KIBS estavam todos em estado de erro e provavelmente porque o sinalizador de habilitação do quickshifter foi definido; isso provavelmente colocou a ECU em um estado em que travou. Acho que o defeito escapou de Kawasaki porque é um estado de falha múltipla não coberto pela Unidade ou Teste de Sistema da equipe de desenvolvimento; você teria que estar fazendo praticamente o que estou fazendo (configurando a moto para corrida) para chegar lá. Acho que o 'buraco' do mapa STP na 3ª marcha é uma 'otimização' de teste da EPA para certificação regulatória e foi perdida por quem configurou "2017 636ABSnonKRT Unrestricted Modified.ftm" (a quem sou meio grato, então isso não é um slam...). O mapa funciona bem na pista (muito borbulhante na aceleração parcial), não sinto pontos de inclinação e puxa DURO na 3ª, então está tudo bem aí. Estou muito feliz com o produto FTEcu (arnês de bicicleta / conjunto de ajuste, quickshifter) em geral. Demorou um pouco para chegar lá, foi uma jornada educacional :)

Entre ou Registre-se para comentar.