estratégia de densidade de velocidade e layout de mapa estranho
Ei pessoal, só queria perguntar sobre o mapeamento MAP vs RPM. você sabe qual é a estratégia da ECU para calcular a mistura com base nos mapas MAP vs RPM e TPS vs RPM? Li em algum lugar que supostamente o ecu alternava entre dois mapas, dependendo da posição do acelerador (que estava mudando da densidade de velocidade para o TPS após 10% do TPS). olhando para os mapas que me parece, como se estivesse simplesmente combinando os dois ao longo de toda a gama ... é esse o caso? Ou a ECU está alternando entre dois mapas, dependendo das condições? Além disso, quais são as unidades de combustível nesses mapas? não parece ser um ciclo de trabalho, pois ultrapassa a marca de 100 em algumas células. Segunda coisa. Percebi um tipo de 'anomalia' nos mapas MAP vs RPM e otimização. Se você observar o eixo 'x' como MAP ou TPS nesses mapas, poderá ver no início que os valores vão respectivamente 0 / 0,2 / 0 / 0,7 e 1,1 / 1 / 1,7. Parece não fazer sentido para os valores irem de 0 a 0,2 e novamente a 0 ou de 1,1 a 1 e novamente a 1,7. Não faz muita diferença no mapa MAP vs RMP porque os valores de célula para essas leituras do MAP são todos iguais. mas então, o que precisamos de duas leituras 0 para o mapa? o segundo '0' não deveria ser algo como 0,4 ou 0,5? Mas, com o mapa ETV, parece contar, porque os valores de célula para o TPS em 1 são apenas ligeiramente abertos, para ficar completamente fechado durante a maior parte do intervalo de rotações do TPS em 1,1. Marquei-o na tela anexada. Espero que você entenda o que eu quero dizer.
Notei que esse é o caso, não apenas na minha ECU, mas também em outros arquivos. Isso é um bug ou estou perdendo algum objetivo? Muito obrigado!
Comentários
Oi, Ajustar o MAP vs RPM é melhor para baixa aceleração e baixa rotação. Depois, digamos 10-15% TPS e 5.000 RPM, é melhor trabalhar nas tabelas de abastecimento de TPS vs RPM. Os valores não são dimensionados incorretamente, é assim que eles são dimensionados na tabela bruta a partir da ECU. Transformamos os números em uma porcentagem com algumas fórmulas especiais. Se você não gostar de alguns dos números do Eixo, sempre pode alterá-los para dimensioná-los ao seu gosto. Quanto aos valores nas tabelas, bem, esses também são os valores brutos, não significam nada em relação a gramas de combustível, etc. ... Apenas aumente ou diminua os números, dependendo do resultado desejado. Obrigado, Jason A.
Oi! Obrigado pela resposta. Eu sei que outras motos que possuem software de ajuste de código aberto (por exemplo, KTMs ou Triumphs) têm a opção de ajustar como e quando é a alternância entre mapas MAP e TPS. É algo que vocês também poderiam fazer? Você é capaz de extrair a estratégia e os valores exatos, dependendo da alternância da ECU entre os mapas MAP e TPS? Seria bom saber exatamente onde está o ponto de comutação e se a ECU se baseia apenas em um mapa de cada vez, ou existe algum intervalo no qual ele mistura os dois? E outra coisa relacionada ao software. No menu Dispositivo, existem botões para Diagnóstico e Exibir dados, mas eles estão acinzentados. É algo que não está disponível para o MT / FJ 09 ou existe alguma maneira de acessá-los? Obrigado!