Fórum de suporte

estratégia de densidade de velocidade e layout de mapa estranho

rosshamilton@telstra.comrosshamilton@telstra.com Mensagens: 2Verified User

Ei pessoal, só queria perguntar sobre o mapeamento MAP vs RPM. você sabe qual é a estratégia da ECU para calcular a mistura com base nos mapas MAP vs RPM e TPS vs RPM? Li em algum lugar que supostamente o ecu alternava entre dois mapas, dependendo da posição do acelerador (que estava mudando da densidade de velocidade para o TPS após 10% do TPS). olhando para os mapas que me parece, como se estivesse simplesmente combinando os dois ao longo de toda a gama ... é esse o caso? Ou a ECU está alternando entre dois mapas, dependendo das condições? Além disso, quais são as unidades de combustível nesses mapas? não parece ser um ciclo de trabalho, pois ultrapassa a marca de 100 em algumas células. Segunda coisa. Percebi um tipo de 'anomalia' nos mapas MAP vs RPM e otimização. Se você observar o eixo 'x' como MAP ou TPS nesses mapas, poderá ver no início que os valores vão respectivamente 0 / 0,2 / 0 / 0,7 e 1,1 / 1 / 1,7. Parece não fazer sentido para os valores irem de 0 a 0,2 e novamente a 0 ou de 1,1 a 1 e novamente a 1,7. Não faz muita diferença no mapa MAP vs RMP porque os valores de célula para essas leituras do MAP são todos iguais. mas então, o que precisamos de duas leituras 0 para o mapa? o segundo '0' não deveria ser algo como 0,4 ou 0,5? Mas, com o mapa ETV, parece contar, porque os valores de célula para o TPS em 1 são apenas ligeiramente abertos, para ficar completamente fechado durante a maior parte do intervalo de rotações do TPS em 1,1. Marquei-o na tela anexada. Espero que você entenda o que eu quero dizer.

Notei que esse é o caso, não apenas na minha ECU, mas também em outros arquivos. Isso é um bug ou estou perdendo algum objetivo? Muito obrigado!

Comentários

• jason@ftecu.comjason@ftecu.com Mensagens: 1,071Staff User

Oi, Ajustar o MAP vs RPM é melhor para baixa aceleração e baixa rotação. Depois, digamos 10-15% TPS e 5.000 RPM, é melhor trabalhar nas tabelas de abastecimento de TPS vs RPM. Os valores não são dimensionados incorretamente, é assim que eles são dimensionados na tabela bruta a partir da ECU. Transformamos os números em uma porcentagem com algumas fórmulas especiais. Se você não gostar de alguns dos números do Eixo, sempre pode alterá-los para dimensioná-los ao seu gosto. Quanto aos valores nas tabelas, bem, esses também são os valores brutos, não significam nada em relação a gramas de combustível, etc. ... Apenas aumente ou diminua os números, dependendo do resultado desejado. Obrigado, Jason A.

• rosshamilton@telstra.comrosshamilton@telstra.com Mensagens: 2Verified User

Oi! Obrigado pela resposta. Eu sei que outras motos que possuem software de ajuste de código aberto (por exemplo, KTMs ou Triumphs) têm a opção de ajustar como e quando é a alternância entre mapas MAP e TPS. É algo que vocês também poderiam fazer? Você é capaz de extrair a estratégia e os valores exatos, dependendo da alternância da ECU entre os mapas MAP e TPS? Seria bom saber exatamente onde está o ponto de comutação e se a ECU se baseia apenas em um mapa de cada vez, ou existe algum intervalo no qual ele mistura os dois? E outra coisa relacionada ao software. No menu Dispositivo, existem botões para Diagnóstico e Exibir dados, mas eles estão acinzentados. É algo que não está disponível para o MT / FJ 09 ou existe alguma maneira de acessá-los? Obrigado!

Entre ou Registre-se para comentar.